Queridinha da galera fitness, a batata-doce pode te ajudar no processo de emagrecimento ou até mesmo a manter o peso. Cerca de 100g contém 77 calorias e podemos encontrar cerca de 18g de carboidratos e um bom teor de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, potássio e fibras. É rica em carotenóides, substâncias que no corpo dão origem a Vitamina A, sendo que um deles nos chama a atenção: a betacriptoxantina, um poderoso antioxidante com inúmeros benefícios para o corpo como a prevenção de alguns tipos de câncer e a melhora da saúde da pele.

No emagrecimento, o “pulo-do-gato” no uso da batata-doce consiste no fato de que é um vegetal com índice glicêmico baixo (44) e um carga glicêmica mediana (18g de carboidratos/100g). É um carboidrato de liberação lenta, onde a liberação de glicose para a corrente sanguínea é gradual e constante, mantendo a energia, disposição e saciedade por mais tempo. Além disso, os “picos de insulina”, são praticamente inexistentes, gerando menos possibilidade do corpo estocar gordura. A batata-doce também é rica em “amido resistente”, um tipo de carboidrato que tem alta resistência a digestão, induz a saciedade e tem efeitos prebióticos sobre a microbiota intestinal, contribuindo também para o gerenciamento de peso. É um bom vegetal inclusive para os diabéticos, onde o controle da glicemia é muito importante pra se evitar as complicações da doença. É rica também em fibras, que junto ao amido resistente, contribuem para o funcionamento adequado do intestino, aliviando a prisão de ventre. Para quem treina é excelente! É barato e super eficiente para manter a energia e a força muscular por mais tempo.

Bem, como todo carboidrato é importante ingerir com moderação. Os excessos podem gerar uns quilinhos a mais!

#BatataDoce #Batata-doce

Gostou do texto? Você pode encontrar mais conteúdos meus também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Tik Tok! Acesso no botão abaixo: